domingo, 13 de outubro de 2013

Dicas de pequenas viagens

Sem a pretensão de ser uma guia turística, compartilho aqui sensações, observações e algumas dicas de viagem que me foram úteis, em pequenas viagens de 4 dias! Pensei em fazer isso depois de visitar vários blogs e sites que davam dicas bem legais e que me ajudaram a aproveitar melhor as viagens que fiz.
Dá pra conhecer muuuuito em 4 dias!!!!
* Primeira coisa, básica para todos: abra o Google Maps, localize o que quer, amplie até o bonequinho (aquele amarelinho) aparecer nas ruas e dê uma passeada virtual por onde pretende ir. Isso te dá uma localização de alguns pontos de referência quando estiver lá. Escreva o ponto que ele localiza!


*Se tiver city tour, faça! É o melhor jeito de conhecer rapidamente os principais pontos turísticos, localizar-se e poder voltar a eles depois, se quiser.

*Transfer: se puder, escolha um pacote com ele. Dependendo do local, a corrida de táxi sai cara, e sempre tem o lance do aeroporto, cujos táxis são sempre mais caros. Além disso, o motorista sabe o caminho e você pode aproveitar a vista do lugar.


*Leve um adaptador universal de tomadas. Aqui no Brasil ainda é menos problemático. No Uruguai só entra se for o novo com dois pinos. O de três pinos, nem pensar!

*Na bolsa de mão leve lenços umedecidos, uma pequena escova de cabelos e uma toalhinha. Eles são úteis a qualquer momento.

*Um leitor de cartão e um pendrive são eficientes para garantir que se te roubarem a máquina fotográfica, você não perde todas as fotos. A cada noite descarrego as fotos no computador do hotel, copiando da máquina e passo pro pendrive. E não esqueça dos carregadores de bateria de máquina fotográfica e de celular. Aliás, celular não funcionou no Uruguai, mesmo habilitando, então os contatos foram todos por email.

*Uma bolsinha de atravessar sempre é necessária, principalmente em grandes cidades. Fomos orientadas a deixar o documento mais novo no cofre do hotel e andar com um mais velho. Carteira de identidade não pode ter mais de 10 anos pra visitar países em que só é preciso esse documento (América do Sul - nem todos aceitam só identidade; e países do Mercosul).

*Faça um Visa Travel Money. É ótimo! A própria agência providenciou um pra nós.Você deposita o que acha que vai gastar em dólares e vai pagando com ele convertido na moeda local. Além disso h'máquinas Plus onde é possível fazer saques. Se ficar menos de 100 dólares de saldo na volta, depois de 6 meses você começa a pagar R$2,50 por mês para manter o saldo. Se não cuidar, perde dinheiro, pois eles descontam do saldo do cartão. Informe-se bem!

*É preciso sempre conferir se as taxas de embarque podem ser pagas aqui, ou se tem que pagar na volta. Normalmente é pago em dólar, então é preciso levar o valor correto, pq o troco é dado em moeda local e você embarca com pesos, ou soles, ou o que for, sem ter o que fazer.

*Super importante: no agito da coisa, não esqueça de deixar bem seguro o papel da imigração, que preenche no avião. Uma parte fica com você para entregar no aeroporto ao embarcar de volta. Uma passageira quase não embarca, porque não achava o tal papel. Esse também costumamos deixar no cofre, além de um dos cartões de crédito. Ando com um e os outros deixamos no hotel.

*Verifique opções de horários de saída e volta, pois dependendo, você perde praticamente os dois dias de ponta. O ideal são voos que saem cedo, tipo 6 da manhã e voltam à noite.

*Abra muitos sites e blogs de viagem. Há dicas incríveis.

Aqui várias dicas sobre o Uruguai.
http://dicademulherzinha.wordpress.com/2010/04/06/montevideo-parte-3/
http://www.meusroteirosdeviagem.com/2012/06/aeroporto-de-montevideu-uruguai.html

Esse tem vários lugares pra pesquisar.
http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-montevideu/

Outro sobre pontos turísticos de Recife
http://www.casadacultura.org/br/pe/recife/Recife_predios_construcoes/Recife_predios_construcoes.html

As informações abaixo referem-se a 2013:
Recife/Brasil:
Fizemos pacote pela Azul Viagens, dois dias antes de embarcar e valeu muito a pena. O hotel ficava em Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana do Recife, de frente pro mar. 4 dias/3noites. Incluiu city tour mas não traslado. Mas o aeroporto era 7km do hotel e deu bem baratinho.
Se vai com pouco tempo, contrata city tour.
É lindo, vale muito a pena. A viagem de Porto Alegre até Recife dura em torno de 6/7 horas, com uma parada no RJ.

A ideia que eu fazia de Recife era de uma cidade praiana e foi uma surpresa encontrar uma cidade cosmopolita, moderna.

O aeroporto ficava perto do nosso hotel (7km).
Descobrimos que várias linhas de ônibus passavam em frente ao nosso hotel e pegamos um até o Shopping RioMar, o mais novo da cidade.
 As tarifas estão afixadas e variam conforme as linhas. Detalhe: domingo é mais barato!!! Achei demais, pq aqui em Porto Alegre é o mesmo preço, qualquer dia.



A linha custava dois reais e alguma coisa e te deixa na esquina do Shopping. Um táxi até lá custava em torno de 35 reais. Na volta, por não saber o trajeto do ônibus, voltamos de táxi. Esse shopping tem uma vista panorâmica da cidade, que vale a pena. O terraço fica no terceiro andar.

Não deixe de ir a Olinda.É uma aula de História do Brasil contada ao vivo.

 

É legal fazer o passeio à tarde e esperar a noite cair por aqui. Mais seguro se for com city tour. As ruas de Olinda são estreitas e longas. Muitas ladeiras para subir e descer.



Fomos também a Porto de Galinhas, e embora muitos comentem que está em decadência, pra quem nunca tinha ido foi outra surpresa. É rústico, sujinho, cocô de cachorro pelas ruas, mas a paisagem é linda!

Aqui vale saber que é bom levar máquina à prova d'água ou comprar uma capinha pra máquina, pra fotografar os peixes nas piscinas naturais. Como decidimos de última hora, nem sabíamos que dava pra mergulhar.
O jangadeiro nos emprestou máscaras, mas se quiser mergulhar com snorkles tem que levar.
 

A gente mergulha, volta pra beira mar e pode tomar um banho em banheiros coletivos dos restaurantes, só que é banho frio!!!!! E fomos em julho. E foi aí que descobri que não tinha levado escova de cabelo e tive que achar na corrida uma farmácia pra comprar um pente!!! Porque uma escova custava quase 18,00 e achei um abuso.

Tem um café muito simpático Chamado Café da Moeda. Bem atendido, tapioca boa.

 *****************************************************


Montevideu/Uruguai:
Fizemos pacote em agência de turismo, com transfer e city tour. Tudo muito pontual. 4 dias/3noites
O aeroporto fica a 20Km do centro de Montevideo. Melhor tratar pacote com transfer. A corrida fica em torno de 800 pesos (entre 90 e 110 reais). O aeroporto é lindo, arquitetura moderna, parece uma nave espacial.

A cidade é linda, pequena, muito bem organizada em termos de transporte público. Dá pra caminhar  muito pra explorar o local, mas o guia nos orientou a não andar em ruas transversais à noite, pq a violência está aumentando.

As ramblas são divinas.
Com relação ao tratamento das pessoas, não dá pra dizer muito. Nossa experiência foi de alguns momentos de grossura e mau atendimento, tanto em restaurantes quanto em lojas e pessoas minimamente atenciosas. Não estavam felizes com tantos brasileiros lá e falavam isso abertamente.


No setor de informações turísticas, em frente à Prefeitura, um rapaz foi bem educado e nos orientou sobre linhas de ônibus e locais onde queríamos ir. Nos forneceu um mapa e mostrou os trajetos.


 Ninguém no hotel sabia que há um terraço no 22. andar da Prefeitura onde se tem 360 graus de visão da cidade. É todo envidraçado e tem plaquinhas indicativas mostrando o que se pode ver daquele ponto.
Venta muito lá em cima e estava  em torno de 10 graus. Muuuito frio!
E esse prédio de tijolinhos é a Prefeitura, que não encontrávamos, pq da rua quase não se vê  que tem mais andades.
O táxi é barato, mas os ônibus eram ótimos e preferimos nos misturar na multidão. Os ônibus custam 21 pesos uruguaios (menos de 2 reais).
Vale muito a pena caminhar!!!
Os pontos turísticos são obrigatórios!








Lima/Peru: 
Saída: 15/11  Retorno 18/11 às 23h10 - chega em POA às 6h do dia 19

O aeroporto não está situado em Lima, mas em Callao, uma cidade a 15 quilômetros da capital. Segundos dados dos aeroportos da América Latina, o aeroporto de Lima é um dos mais modernos e bem estruturados da região.
 A cidade de Lima foi fundada em 1535 e tem mais de sete milhões de habitantes. Lima tem um clima que varia muito durante o ano, fazendo muito calor no verão e frio no inverno, já que está localizada em uma região alta.

DICA: Se pegar poltrona do lado direito, na ida, dá pra ver a Cordilheira dos Andes e o Lago Titicaca.
Na volta, só se vier de dia. Mas à noite, ainda dá pra ver a luz das trilhas na Cordilheira.


Há diferença de fuso horário de 2h para o Brasil, mas no período  em que viajamos tem o horário de verão aqui, então, precisa contar 3h de diferença.
Embarcamos às 7h10 e chegamos em Lima às 9h20 - 4h20 de  vôo direto Taca. A empresa aérea é ótima, super bem atendida, comida decente, cobertorzinho, travesseiro, comissários gentis.


Descobri que o ônibus turismo, Mirabus, tem várias opções de roteiros, desde pontos turísticos até o Circuito das Águas. Os valores variam. São super confortáveis, com guia narrando os locais.



O circuito Miraflores custava 10 nuevos soles (mais ou menos 8 reias)


Ele sai sempre desta praça, chamada Parque Kennedy, no distrito de Miraflores. Dá pra comprar ingresso quase na hora, mas é melhor chegar um pouco antes, comprar e ficar apreciando a praça.









Outro roteiro que fizemos  foi Circuito das Praias, Barranco e Chorrillo (dura umas 3 horas e custou 20 soles no domingo)


Ele sai por San Isidro, onde fica  Huaca Huallamarca, um dos sítios arqueológicos existentes na capital.


O Parque do Amor é visita obrigatória. A vista panorâmica do Oceano Pacífico é demais. O city tour é bom porque te dá noção das distâncias e dos locais para voltar a pé.
A obra El Beso de Victor Delfín é enorme! Por fotos não dá pra se ter ideia.





Barranco




Chorrillos
O passeio vai até a Praia da Ferradura. Imperdível.
********************
Existe uma rede de supermercados chamada Wong, que é maravilhosa. Vale a pena conhecer, e comprar lanchinhos saudáveis a preços do local.

*******************
O artesanato peruano é colorido, lindo, impossível resistir, mas tem que pechinchar, pois cobram a mais sempre.


*************************
TÁXIS
Eles não têm taxímetro e tem que combinar a corrida antes de embarcar, senão, paga o que pedirem. O táxi é muito barato. De Huaca Pucllana ao Parque Kennedy pagamos 10 soles.

Como na volta o nosso traslado furou!!!!! (Se você tem transfer ligue na véspera e confirme com a agência! Não fizemos isso!), pegamos um transfer do hotel, que é como um táxi, mas sem identificação externa e pagamos 20 dólares a corrida.

IMPORTANTE!
Nunca faça nada em Lima com tempo contado! O trânsito é caótico em qualquer horário, mas há alguns de pico: 9 da manhã, 14h e em torno das 20h. 
Para chegar ao aeroporto no vôo de volta levamos uma hora e dez minutos.
                                        ***************
                                    CIDADE LIMPA

Anos de campanha institucional, e Lima é uma cidade de cartão postal.










 Essas barraquinhas são um quebra galho na hora de comprar água ou refri na rua.

LUGARES IMPERDÍVEIS
O shopping Larcomar é a céu aberto, perto do Parque do Amor. 
Em Lima não chove!!!!
Em Lima não chove!!!!
Em Lima não chove!!!!
Em Lima não chove!!!!

 


Huaca Pucllana é um assombro de arquitetura no meio da metrópole. Dá pra ver a parte que ainda não foi descoberta. Calculam levar ainda mais trinta anos para realizar as escavações que faltam. Lamentável, é que o mercado imobiliário destruiu uma grande parte desse sítio arqueológico. Achavam que era uma montanha qualquer. Faziam motocross sobre ela. A pirâmide alcança 25 metros de altura, equivalente a um edifício de dez andares. Um grande centro cerimonial feito de barro e erguido entre 200 e 700 d.C. pelo povo lima, que ocupava o que hoje é a capital do Peru.
Na época, cerca de 1500 anos atrás, os limas fizeram de Huaca Pucllana um local de culto e devoção a suas divindades.


O CÉU
O céu de Lima é branco ou com nuvens. Ficam em torno de 8 meses sem sol. Dos quatro dias que estivemos lá, dois foram com sol e céu em parte azul. 
Os parques encheram de gente. A temperatura variou de 16 a 21 graus.

                                          WIFI
A melhor parte: wifi em tudo. Na praça era aberto. Nos cafés e restaurantes te davam a senha.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...